Câncer de Cólon: entenda sobre a doença que afeta Pelé
Por: Redação

O que é o câncer de cólon?
O câncer de intestino é o terceiro câncer mais comum entre homens e mulheres no Brasil.
Segundo dados divulgado pelo Instituto Nacional Contra o Câncer (INCA) em 2020, foram registrados 40.990 dos casos de câncer de cólon, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres.
O câncer de intestino é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, também chamado de cólon e reto. Ele quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, lesões benignas que crescem na parede do intestino.
Quais as causas da doença?
Como todos os tipos de câncer, o câncer de cólon ocorre quando as células crescem e se dividem de forma incontrolável.
No câncer de cólon, as células que revestem o cólon e o reto continuam crescendo e se dividindo mesmo quando deveriam morrer. Essas células cancerígenas podem vir de pólipos em seu cólon.
A maioria dos casos não tem causa conhecida. A doença ocorre mais em pessoas que:
- Têm excesso de gordura corporal;
- Consomem carnes vermelhas, como carne de vaca, porco e cordeiro, acima da quantidade recomendada, e carnes processadas, como bacon, presunto, mortadela, salame, peito de peru defumado, salsicha e linguiça;
- Têm uma alimentação pobre em fibras;
- São fumantes e consomem bebida alcoólica;
- A história pessoal ou familiar de pólipos;
- Doenças inflamatórias intestinais também aumenta as chances do aparecimento deste câncer
Quais os principais sinais de alerta?
- Sangue nas fezes;
- Diarreia ou prisão de ventre que não passam.
- Mudança do hábito intestinal;
- Dor ou desconforto abdominal;
- Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas)
- Fraqueza e anemia
- Perda de peso sem causa aparente
Se você tem alguns desses sintomas, procure um serviço de saúde ou um médico oncologista mais próximo de você!
Como prevenir o câncer de intestino?
A prevenção do câncer de cólon está relacionada com o gerenciamento do estilo de vida. Por isso, é importante verificar os fatores de risco.
- Evite fumar: Se você fuma e quer ajuda para parar, converse com um profissional de saúde sobre os programas de tratamento para o tabagismo ou procure a rede de SUS que oferece tratamento gratuito.
- Evite o álcool:O câncer colorretal tem sido associado ao uso moderado a pesado de álcool . Mesmo a ingestão leve a moderada de álcool tem sido associada a algum risco.
- Faça atividade física: a prática regular de exercícios físicos também ajuda a combater a obesidade, que é outro fator de risco para este tipo de câncer.
- Faça uma dieta saudável: Fazer dos alimentos de origem vegetal, como frutas, verduras, legumes e grãos, a base da alimentação. E limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida
por semana. - Acompanhe o histórico médico de sua família: O câncer de cólon pode ocorrer em famílias. Informe o seu médico se seus pais biológicos, irmãos ou filhos tiverem câncer de cólon ou um pólipo avançado ou se alguém da sua família teve câncer antes dos 45 anos.
Como os exames de rastreamento ajudam a prevenir o câncer de cólon?
O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos sangramentos nas fezes, invisíveis a olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino.
Se esse exame mostrar alteração, você será encaminhado para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e mesmo tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem em câncer.
Doenças e Sintomas Câncer Câncer