Câncer do colo do útero: o que é, quais os sintomas, causas e tratamentos

A triagem com exames de Papanicolau pode reduzir o risco desse câncer que começa no colo do útero. Saiba mais sobre sintomas, causas, prevenção e tratamento.

Por: Redação

O câncer do colo do útero ou como também é conhecido, câncer cervical é um tipo de câncer que ocorre nas células do colo do útero – a parte inferior do útero que se conecta à vagina.

Várias cepas do papilomavírus humano (HPV), uma infecção sexualmente transmissível, desempenham um papel na causa da maioria dos cânceres cervicais.

Quando exposto ao HPV, o sistema imunológico do corpo normalmente evita que o vírus cause danos. Em uma pequena porcentagem de pessoas, no entanto, o vírus sobrevive por anos, contribuindo para o processo que faz com que algumas células cervicais se tornem células cancerígenas.

Você pode reduzir o risco de desenvolver câncer do colo do útero fazendo testes de triagem e recebendo uma vacina que protege contra a infecção pelo HPV.

Sintomas do câncer de colo de útero

O câncer do colo do útero em estágio inicial geralmente não produz sinais ou sintomas.

Sinais e sintomas de câncer cervical mais avançado incluem:

  • Sangramento vaginal após a relação sexual, entre os períodos ou após a menopausa;
  • Corrimento vaginal aquoso e sanguinolento que pode ser pesado e ter um odor desagradável;
  • Dor pélvica ou dor durante a relação sexual.

Quando consultar um médico

Marque uma consulta com o seu médico ginecologista se tiver quaisquer sinais ou sintomas que o preocupem.

Causas do cancer de colo de útero

Colo do útero e células escamosas e glandulares. O câncer do colo do útero começa quando as células saudáveis ​​do colo do útero desenvolvem alterações (mutações) em seu DNA. O DNA de uma célula contém as instruções que dizem à célula o que fazer.

As células saudáveis ​​crescem e se multiplicam a uma taxa definida, eventualmente morrendo em um determinado momento. As mutações dizem às células para crescer e se multiplicar fora de controle, e elas não morrem.

As células anormais acumuladas formam uma massa (tumor). As células cancerosas invadem os tecidos próximos e podem se separar de um tumor para se espalhar (metástase) em outras partes do corpo.

Não está claro o que causa o câncer do colo do útero, mas é certo que o HPV desempenha um papel. O HPV é muito comum e a maioria das pessoas com o vírus nunca desenvolve câncer. Isso significa que outros fatores – como seu ambiente ou suas escolhas de estilo de vida – também determinam se você desenvolverá câncer do colo do útero.

Tipos de câncer do colo do útero

O tipo de câncer do colo do útero que você tem ajuda a determinar seu prognóstico e tratamento.

Os principais tipos de câncer do colo do útero são:

  • Carcinoma de células escamosas: Este tipo de câncer do colo do útero começa nas células finas e planas (células escamosas) que revestem a parte externa do colo do útero, que se projeta na vagina. A maioria dos cânceres cervicais são carcinomas de células escamosas.
  • Adenocarcinoma: Este tipo de câncer do colo do útero começa nas células glandulares em forma de coluna que revestem o canal cervical.

Às vezes, ambos os tipos de células estão envolvidos no câncer do colo do útero. Muito raramente, o câncer ocorre em outras células do colo do útero.

Fatores de risco

Os fatores de risco para o câncer do colo do útero incluem:

  • Muitos parceiros sexuais: Quanto maior o seu número de parceiros sexuais – e quanto maior o número de parceiros sexuais do seu parceiro – maior sua chance de adquirir o HPV.
  • Atividade sexual precoce: Fazer sexo em idade precoce aumenta o risco de HPV.
  • Outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ter outras DSTs – como clamídia, gonorreia, sífilis e HIV/AIDS – aumenta o risco de HPV.
  • Um sistema imunológico enfraquecido. Você pode ter mais chances de desenvolver câncer do colo do útero se seu sistema imunológico estiver enfraquecido por outra condição de saúde e você tiver HPV.
  • Fumar. O tabagismo está associado ao câncer cervical de células escamosas.
    Exposição ao medicamento de prevenção de aborto espontâneo. Se sua mãe tomou um medicamento chamado dietilestilbestrol (DES) durante a gravidez na década de 1950, você pode ter um risco aumentado de um certo tipo de câncer cervical chamado adenocarcinoma de células claras.

Prevenção do câncer de colo de útero

Para reduzir o risco de câncer do colo do útero:

  • Pergunte ao seu médico sobre a vacina contra o HPV. Receber uma vacina para prevenir a infecção pelo HPV pode reduzir o risco de câncer do colo do útero e outros cânceres relacionados ao HPV. Pergunte ao seu médico se uma vacina contra o HPV é apropriada para você.
  • Faça exames de Papanicolau de rotina. Os exames de Papanicolau podem detectar condições pré-cancerosas do colo do útero, para que possam ser monitoradas ou tratadas para prevenir o câncer do colo do útero. A maioria das organizações médicas sugere iniciar os exames de Papanicolau de rotina aos 21 anos e repeti-los a cada poucos anos.
  • Pratique sexo seguro. Reduza o risco de câncer do colo do útero tomando medidas para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, como usar preservativo sempre que fizer sexo e limitar o número de parceiros sexuais que você tem.
    Não fume. Se você não fuma, não comece. Se você fuma, converse com seu médico sobre estratégias para ajudá-lo a parar.

 

Doenças e Sintomas Câncer Câncer HPV