10 remédios caseiros que irão te ajudar na má digestão

Por: Redação

Os remédios caseiros podem ser uma boa solução natural para ajudar aliviar os sintomas da má digestão como, náusea, azia, gases, dor de estômago, constipação e diarreia.

E além desses sintomas prejudicarem sua vida podem também acabar com seus planos do dia. Por isso, confira abaixo os remédios caseiros mais eficazes e fáceis de serem feitos para acabar com a má digestão.

Saiba também:


Remédios caseiros para a má digestão

 

1 – Chá de erva doce

A Erva-doce é uma planta com propriedades que promovem a produção de enzimas digestivas , auxiliando na digestão e aliviando sintomas de escorbuto como desconforto no estômago ou feridas recorrentes , por exemplo .

Veja como fazer o chá de erva-doce

Para fazer o chá, você irá precisar de 1 colher de chá de sementes de erva-doce e uma xícara de água fervente.

Em seguida, coloque a colher de erva-doce na xícara de água quente, mexa e deixe descansar por 10 minutos. Beba quando os primeiros sinais da indigestão aparecerem após as refeições.

2 – Chá de hortelã

O hortelã, além de ter um efeito calmante, possui propriedades antiespasmódicas que auxiliam no tratamento de problemas digestivos, tais como; má digestão, enjoo ou vômitos.

Além do mais, o hortelã é rico em magnésio, ácido fólico, zinco, ferro, cálcio e até potássio.

Como fazer o chá de hortelã?

Você vai precisar de 250 ml de água 3 colheres de folhas secas ou frescas de hortelã.

Para fazer o chá, primeiro você ferve a água e acrescente as folhas de hortelã. Em seguida, deixe repousar por 10 minutos, depois coe a mistura.

Recomenda-se beber antes das refeições e 10 minutos após, para evitar ou aliviar o surgimento de sintomas.

3 – Chá de gengibre

Outro remédio eficaz para a indigestão é o gengibre, que pode ser consumido em um chá feito de sua raiz. Ele age diretamente na redução do ácido estomacal potencialmente responsável .

Mas tenha cuidado com o excesso de gengibre, pois pode causar azia, irritação ou queimadura na garganta e gases. O recomendado é não consumir mais que 3 ou 4 gramas de gengibre por dia.

Modo de preparo

Para fazer o chá, você precisará de 2 cm de gengibre fresco em 200 mL de água ou 1 colher de sopa de gengibre em pó para cada 1 litro de água.

Coloque os ingredientes numa panela e deixar ferver por cerca de 8 a 10 minutos. Desligar o fogo, tampar a panela e quando estiver morno, coar e beber em seguida.

4 – Chá de boldo

O chá de boldo estimula o sistema digestivo e possui propriedades que ajudam o corpo a se desintoxicar, proporcionando alívio para má digestão e problemas gastrointestinais .

Modo de fazer

Você irá precisar de 1 colher de sopa e folhas de bolso e um litro de água.

Para preparar, coloque as folhas de boldo em uma panela com 1 litro de água, e deixe ferver por alguns minutos, após esfriar, coar e beber.

5 – Chá de camomila

O chá de camomila além de ser indicado para induzir o sono e aliviar a ansiedade, é usado para aliviar o desconforto intestinal e a má digestão.

Os efeitos anti-inflamatórios da camomila também ajudam a reduzir a dor de estômago e promove a redução do ácido estomacal presente no trato gastrointestinal.

A camomila é contraindicado para pessoa que utilizam medicamentos a base de substância anticoagulantes.

Modo de preparo

Para fazer o chá de camomila, você irá precisar de 150 ml de água fervida e 1 colher de sopa de ervas secas.

Misture na água fervente e aguarde por 5 a 10 minutos após a infusão. Coe e consuma de 2 a 4 xícaras do chá por dia.

6 – Suco de maçã

Outro tratamento eficaz para indigestão é consumir suco de maçã preparado com água com gás.

Isso porque a maçã possui uma substância chamada pectina que, ao entrar em contato com a água, forma uma espécie de gel no estômago, aliviando o desconforto do estômago.

Como fazer o suco de maçã

Você irá precisar de:

  • 2 maçãs;
  • 50 ml de água com gás.

Bata no liquidificador as 2 maçãs, sem adicionar água, em seguida  misture com os 50 ml de água com gás, coe e beba.

7 – Suco de limão

O suco de limão é um ótimo suco caseiro para a má digestão, porque age como um suave depurador do estômago e intestino, diminuindo o desconforto gástrico. Sem contar, que é super rápido e fácil de fazer, veja abaixo:

Para os ingredientes você irá precisar de meio limão, 200 ml de água e meia colher de sopa de mel. Adicione todos os ingredientes em um liquidificador e bater bem, após esse procedimento o suco está pronto para ser bebido.

8 – Suco de couve e maçã

A maçã como vimos tem uma ação cicatrizante e ajuda no alívio da queimação, além de ser rica em fibras.

Já a couve tem propriedades antiulcerosas e, ao contribuir para a cicatrização de possíveis úlceras, alivia a azia e a dor de estômago.

Para preparar, use três folhas de couve cruas, uma maçã madura e 1/2 copo de água. Bata tudo no liquidificador e consuma logo em seguida.

9 -Suco de mamão e linhaça

Devido ao alto teor de fibras nesta combinação, é possível melhorar o pH estomacal. As enzimas digestivas presentes também têm propriedades anti-inflamatórias.

Para fazer o suco, você irá precisar;

  • 1/2 mamão sem sementes;
  • 1 copo de água;
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de linhaça em sementes ou triturada;
  • Mel ou açúcar a gosto;

Modo de preparo

Misture e bata no liquidificador o mamão, a água e a linhaça. Sirva-se e adoce a gosto. Este remédio caseiro pode ser utilizado por crianças pequenas com o intestino preso.

E por último, mas não menos importante, a Água!!!

Uma das principais causas de constipação é a desidratação. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda no mínimo de 2 litros de água por dia.

E quando combinado com alimentos que contém fibras, você auxilia seu intestino a dar volume nas fezes e facilita e evacuação, sendo cruciais para evitar problemas como inchaço abdominal e constipação.

Não deixe de ler;


E lembre-se para verificar a saúde do seu sistema digestivo, um gastroenterologista deve ser consultado se os sintomas de má absorção forem persistentes.

Doenças e Sintomas Estômago, fígado e trato gastrointestinal Saúde Alimentar