Somatização: quando o corpo fala através dos conflitos da mente
Por: Redação

Já ouviu falar das dores físicas por conta dos problemas emocionais? Muitas pessoas já buscaram tratamento para as suas queixas físicas e não tiveram êxito na cura. Isto porque, muitos conflitos internos acabam se tornando dores físicas que estão relacionadas a problemas psicológicos.
Neste texto, vamos motrar para você o que é a somatização e como ela se manifesta através dos sintomas nas pessoas. Confira abaixo;
O que é a somatização?
A somatização é quando o corpo apresenta sintomas físicos, quando a pessoal está sofrendo emocionalmente. Um exemplo, é quando a ansiedade está num nível elevado e se manifesta através de sintomas como taquicardia, dores nas costas, tremores, dores de cabeça, etc.
Muitas pessoas acabam indo a médico procurando diagnóstico físico, e muitas vezes não se acha o problema. Diante dos sintomas apresentado pelo paciente e pelo que está acontecendo no momento atual da vida do paciente, o médico encaminhe para um psicólogo, para lidar com as questões psicossomática.
Quais os sintomas físicos da somatização?
Alguns dos sintomas comuns que aparecem em pacientes com problemas psicossomáticos são;
- Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados);
- Falta de ar
- Dores nas costas;
- Dores de cabeça constantes;
- Manchas na pele;
- Boca seca;
- Enjoos, azia e diarréia;
- Alterações no ciclo menstrual;
- Sudorese.
Quais as causas da somatização?
Diante de tantos cenários da vida, momentos difícieis, como um luto, desemprego, preocupações excessivas, estresse, podem gerar um problema psiquíco para pessoa levando a ter os sintomas físicos.
Quando somos atingidos pelas nossas emoções e perdemos o controle, é como se o corpo recebesse diariamente uma carga muito forte, entrando assim em colapso. E aí que surgem as doenças e as dores no corpo.
O que fazer para evitar a somatização?
Um bom profissional da área da saúde, como um psicólogo, pode te ajudar a diagnosticar os sintomas psicossimático. A psicoterapia, além de indentificar os sintomas irá te ajudar a entender as origens emocionais e orientar num processo de melhorar sua qualidade de vida.
Se você sofre com alguns dos sintomas, não deixe de procurar ajuda, pois quando esses sintomas e suas questões não são tratadas, podem vir a desenvolver quadros psicológicos mais graves.
Doenças e Sintomas Saúde mental Saúde Mental