Teste de HIV: porque fazer? Qual exame detecta? Onde fazer?

Por: Redação

O objetivo de um teste de HIV, é identificar a presença do vírus no organismo.

O exame deve ser realizada pelo menos 30 dias após a exposição a situações de risco, como relações sexuais desprotegidas, contato com sangue ou contato próximo com soropositivos.

O teste de HIV é simples e realizado principalmente pela análise de uma amostra de sangue, no entanto, a saliva também pode ser usada para determinar se o vírus está presente no corpo.

Todos os testes de HIV procuram a presença de anticorpos que o corpo produz contra os dois tipos de vírus existentes atualmente, HIV1 e HIV2 .

Por que é importante fazer o teste de HIV?

Segundo as estimativas do Ministério da Saúde, cerca de 112 mil pessoas viviam com HIV, porém não sabiam. Eis, a razão para realizar o exame.

Sendo assim, é possível determinar se há infecção de HIV realizando o teste de HIV. Além disso, quando não feito e a pessoa tem o vírus, há chances de contaminar outras pessoas, ficar em dúvida e não agir pode piorar a doença.

Por isso, é importante fazer o teste, e quanto mais cedo o problema for identificado, mais cedo os tratamentos apropriados podem ser iniciados, retardando a progressão da doença e melhorando a qualidade de vida do portador.

Qual exame detecta HIV?

Existem três tipos de exames para a detecção do HIV, que são:

  1. Testes de anticorpos: procuram anticorpos para o HIV no fluido oral ou no sangue. Os anticorpos contra o HIV são proteínas que combatem as doenças que o corpo cria em resposta à infecção. A maioria dos testes rápidos e testes de uso doméstico são testes de anticorpos .
  2. Testes de antígeno/anticorpo: podem identificar tanto antígenos quanto anticorpos para o vírus HIV no sangue.
  3. Testes de ácido nuclear (NATs): procuram o HIV no sangue.

Como é feito o teste rápido de HIV?

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, os exames laboratoriais e os testes rápidos detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo.

Os exames podem ser feitos inclusive de forma anônima. Nesses centros, além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente.

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Quando um exame de HIV pode dar falso positivo?

Resultados falsos positivos são incomuns, mas ocasionalmente ocorrem.

Segundo o Ministério da Saúde, a probabilidade de receber um resultado falso-negativo depende de quanto tempo passou entre o momento em que você pode ter sido exposto ao HIV e o momento em que fez o teste.


“Isso acontece quando seu corpo começa a produzir os anticorpos que são detectados pelos exames de HIV – um período que varia de duas a seis semanas depois da infecção. Portanto, se você obtiver um resultado negativo no teste de HIV em até três meses depois da última possível exposição ao HIV, os profissionais de saúde recomendam que você realize um novo teste três meses depois desse primeiro exame. Um resultado negativo só é preciso se você não teve risco de exposição para o HIV nos últimos seis meses – e um resultado negativo só vale para exposições passadas. ”


A Janela imunológica é o intervalo de tempo entre a infecção pelo HIV e a identificação de anticorpos produzidos pelo organismo contra o HIV. Geralmente, a duração da janela imunológica varia de até 30 dias.

Por isso, é preciso fazer o teste antes de passar pelo período da janela imunológica, pois se feito durante o período, pode gerar um resultado não reagente, conhecido como falso negativo.

Diante disso, recomenda-se e a repetição do teste após 30 dias com a coleta de nova amostra nos casos em que o sujeito permaneça com suspeita de infecção pelo HIV .

É fundamental ressaltar que o HIV já pode ser transmitido ao longo da janela imunológica, mesmo nos casos em que o resultado do teste de anticorpos anti-HIV é negativo.

Como fazer o teste de HIV no posto de saúde?

Os exames podem ser realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Também é possível saber onde fazer o teste pelo Disque Saúde (136).

O Disque Saúde 136 funciona 24 horas; de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 18h, o cidadão pode falar diretamente com o teleatendente.

Fora desses horários, as informações são disponibilizadas pela Unidade de Resposta Audível (URA), com informações gravadas.

Veja também:


Doenças e Sintomas Sexual e reprodutiva