Mitos e verdades sobre os exercícios físicos
Veja os mitos mais falados sobre exercícios e, que podem atrapalhar seus resultados!
Por: Redação
Apesar das pessoas saberem que o exercício faz bem para a saúde, a maioria não se exercita o suficiente. E parece que existem mais mitos sobre o exercício do que pessoas que realmente praticam.
As opiniões são tantas e isso é bom, mas no meio de tantas opiniões pode ser difícil encontrar respostas verdadeiras. Se você está començando ou já pratica alguma atividade física a algum tempo, é importante desmitificar alguns mitos e saber o que é verdade, para alcançar seus objetivos.
Quanto mais exercício fizer, mais rápido irá emagrecer
Mito! Embora os exercícios físicos sejam importantíssimos para a saúde e representem um meio efetivo de emagrecimento, ele por si só, não tem a mesma eficácia quando alinhada com uma dieta saudável.
Portanto, se o objetivo da pessoa é perder gordura corporal, é importante que ela investa em ttreinos com forte intensidade, que geram um maior gasto calórico e mantenha uma boa alimentação.
Para emagrecer, preciso treinar todos os dias
Mito, mas depende. Para emagrecer, você deve ter um gasto maior de calorias ao longo do dia do que consome, focando em uma dieta saudável.
Você pode treinar todos os dias, mas se sua alimentação é baseada em alimentos gordurosos e industrializados durante o dia, dificilmente você terá os resultados esperados. Por isso, é importante alinhar o exercício físico com a alimentação.
Fazendo isso, você pode treinar de duas a três vezes por semana, dependendo do nível do seu treino.
Fazer abdominais queima a gordura da barriga
Mito! Qualquer exercício localizado tem como função trabalhar um músculo e não queimar gordura. Os exercícios abdominais não são diferentes, quando você faz abdominais, está contraindo os músculos do abdômen. Para eliminar a gordura, a melhor solução é investir em exercícios aeróbicos.
Combinar exercícios aeróbicos com musculação é a melhor forma de emagrecer
Verdade! É uma das combinações que mais tem comprovação científica no emagrecimento. Quando combinadas, aumenta a queima de gordura e consequentemente a perda de peso. Além disso, aumentando a força e a massa muscular.
Malhar em jejum emagrece.
Mito! Fazer exercícios sem comer antes não ajuda a emagrecer e pode até ser prejudicial à saúde. Isso porque a queda no nível de glicogênio, responsável por fornecer energia ao organismo, gera fraqueza e as consequências podem ser queda de pressão, cansaço e desmaios.
Sentir dor depois de treinar é normal
Verdade! Durante e após o treino é normal sentir dor. De 48 até 72 horas após o treino as dores sentidas são das microlesões musculares, um sinal de adaptação muscular à atividade física.
O que não é normal é sentir uma dor acentuada em um ponto específico do corpo – isso pode ser um sinal de lesão. Nesse caso, a dor permanece por dias e tende a piorar com o tempo.
Caso a dor persista é importante consultar com um ortopedista.
Suar emagrece?
Mito! A transpiração não queima calorias, apenas aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição, o peso corporal permanecerá o mesmo.
A água é melhor que isotônicos durante os treinos
Verdade! A indústria de alimentos e bebidas tenta todos os dias criar novos alimentos e bebidas que possam ajudar no treinamento e no pós-treino.
O melhor hidratante para depois do exercício é a água. A água deve ser substituída por bebidas isotônicas apenas se um profissional de saúde prescrever essa demanda para o seu caso.
Caso contrário, deve-se apostar sempre na água e, se indicado, usar suplementos como whey protein após o treino.
Saúde e Beleza Saúde Mental