Principais dúvidas sobre a doação de sangue
Por: Redação

Sabia que uma única doação de sangue você pode salvar até 4 vidas? E, apesar desse gesto de amor ser feito voluntariamente por muitas pessoas, ainda se faz necessário reforçar e realizar campanhas para incentivar a prática.
E como muitas pessoas tem receio em doar, respondemos abaixo as principais dúvidas para quem ainda não é doador de sangue. Confira abaixo:
Perguntas frequentes sobre a doação de sangue
Por que tem que dormir bem antes de doar sangue?
A maioria dos médicos recomendam que você tenha uma boa noite de sono antes de fazer a transfusão de sangue. Isto porque, dormir bem, evita problemas como mal-estar, tontura ou pressão baixa durante e após o processo.
É recomendado dormir, pelo menos, de 5 a 7 horas na noite anterior.
Tem que comer antes de doar sangue?
Certifique-se de ir bem alimentado antes de doar sangue. É recomendável que você se mantenha bem hidratado no dia anterior da doação. Além disso, certifique-se de evitar álcool e cafeína por 24 horas antes de doar sangue.
Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
- Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado. O almoço deve ser leve, com carnes grelhadas, saladas, arroz e feijão sem carnes.
- É muito importante evitar a ingestão de alimentos gordurosos, pois podem entrar na corrente sanguínea e afetar a qualidade do seu sangue.
Para que serve a picada no dedo antes de doar sangue?
O exame no dedo é uma prática médica e legalmente obrigatória para quem estiver interessado em doar sangue. A medida visa identificar a quantidade de hemácias no volume total de sangue e saber se está em condições para realizar a doação.
Pode ter relação antes de doar sangue?
Uma das avaliações feitas durante a triagem, é verificar se a pessoa é sexualmente ativa. Uma vez que, essas pessoas tem um maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (DST) o que podem ser transmitidas pela transfusão de sangue.
Não poder doar por uma determinada situação não significa que a pessoa apresente comportamento de risco, que seja de grupo de risco ou promíscua. Significa apenas que ela deve aguardar um prazo de segurança para que, se tiver adquirido alguma doença, o exame consiga detectá-la, protegendo o receptor do sangue.
Quem tem tatuagem pode doar sangue?
Sim. Desde que a última tatuagem tenha sido feita há pelo menos 1 ano.
Quantas vezes no ano eu posso doar sangue?
A frequência máxima de doações de sangue por ano é de quatro vezes para homens e três vezes para mulheres. E, o intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e de três meses para as mulheres.
Dói doar sangue?
Um dos receios das pessoas doarem sangue, é saber se o procedimento dói. Doar sangue, é como fazer exame de sangue, você sente aquela velha “picadinha”, que é normal, e no sistema de retirada não dói nada.
Quanto tempo demora a coleta de sangue?
Todo o processo de doação de sangue, contando com a triagem, leva em média de 40 minutos. Mas a coleta do sangue em si, é bem rápida: leva em torno de 8 a 12 minutos.
Onde posso doar?
Para doar sangue, basta você encontrar a unidades de coleta de sangue mais próximo a você, como os Homocentros.
Saúde e Beleza Dicas de Saúde